Melhorar a produtividade em vendas é uma meta que gestores e equipes devem perseguir todos os dias. Essa prática é fundamental para a saúde financeira e o crescimento de qualquer empresa. Contudo, esse desafio é bem conhecido por todos.
Para elevar a produtividade nas vendas, é preciso levar em conta diversos fatores, pois aumentar as vendas de forma eficaz resulta de ações conectadas.
Neste artigo, vamos apresentar dicas e estratégias que podem tornar a rotina mais produtiva e auxiliar sua equipe a focar em obter resultados superiores.
De que maneira as empresas podem melhorar a produtividade nas vendas?
Vender mais e de forma mais eficaz enquanto se encurta o ciclo de vendas é, sem dúvida, o cenário ideal para qualquer empresa, não é mesmo?
Aumentar a eficiência da sua equipe de vendas é fundamental para atingir esse objetivo. No entanto, é crucial não confundir produtividade com horas trabalhadas.
Ser mais produtivo envolve trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente, e não apenas aumentar a carga horária.
Com as estratégias corretas, os resultados da sua equipe podem melhorar de forma significativa.
Aumentar o tempo de trabalho do seu time, por exemplo, não trará os resultados esperados; na verdade, pode até ter o efeito oposto.
Esse não é o caminho para elevar a produtividade em vendas.
Para ajudá-lo nessa jornada, aqui estão algumas estratégias que podem impulsionar as vendas da sua equipe:
1. Manter uma rotina de trabalho estruturada
Planejar e executar são, sem dúvida, essenciais para aumentar a eficácia, tanto na vida pessoal quanto nas vendas. Além disso, a organização desempenha um papel crucial na criação de uma rotina realmente produtiva. Portanto, a agenda da equipe deve contemplar todas as tarefas importantes do dia.
Para otimizar a rotina dos vendedores, uma abordagem eficaz é reservar algumas horas pela manhã para realizar follow-up das propostas enviadas ou prospectar novos clientes. É claro que isso depende da estrutura do setor de vendas.
Assim, uma gestão eficiente pode destinar a parte da tarde exclusivamente para novas vendas e atendimentos agendados.
Uma agenda bem estruturada é fundamental para garantir que você não deixe nenhuma tarefa de lado e aproveite todas as oportunidades de vendas.
Para facilitar essa organização, utilizar scripts de vendas prontos pode ser extremamente vantajoso.
Os vendedores, ao conhecerem as principais necessidades dos clientes, podem se antecipar a elas usando mensagens pré-elaboradas que agreguem valor.
Esses scripts não precisam ser rígidos ou decorados; você deve adaptá-los à realidade de cada negociação.
2. Capacitar a equipe de vendas
Treinamento em vendas é essencial! Esse elemento é fundamental para garantir que o processo de vendas funcione de forma eficiente e esteja sempre se aprimorando.
Se a sua empresa ainda não implementou esse tipo de treinamento, é hora de parar tudo e começar a estruturá-lo!
Quando falamos em desenvolvimento, o foco deve ser no que realmente importa: os clientes. Dessa maneira, toda a equipe de vendas compreenderá que o objetivo principal é agregar valor ao cliente e, assim, impulsionar as vendas.
Estar alinhado com as melhores práticas, entender as necessidades dos clientes e antecipar suas expectativas são ações que realmente ajudam a aumentar a produtividade nas vendas.
3. Utilizar um guia de vendas
Um guia de vendas é um recurso indispensável e extremamente valioso para o processo comercial de qualquer organização.
Você pode compará-lo a um “organismo dinâmico”, pois, para que seja realmente útil e relevante, aqueles que trabalham diretamente nas vendas precisam atualizá-lo constantemente.
Esse guia abriga todo o conhecimento acumulado pela empresa ao longo do tempo, oferecendo informações cruciais que apoiam a rotina da equipe de vendas.
Neste documento, é importante incluir detalhes sobre:
- Tabela de preços dos produtos e serviços;
- Catálogo completo de itens e/ou serviços oferecidos;
- Opções de planos disponíveis;
- Informações sobre comissões para vendedores e parceiros;
- Metas a serem atingidas mensalmente, trimestralmente e anualmente;
- Métodos que auxiliam no fechamento de vendas;
- Estratégias para contornar objeções;
- Modelos de e-mails e mensagens para WhatsApp e chats.
Organizações que adotam um guia de vendas garantem que cada interação com o cliente seja otimizada.
Adicionalmente, esse guia facilita o processo de aprendizado para os novos integrantes da equipe de vendas, permitindo que eles se preparem com mais rapidez para efetuar vendas.
4. Incorporar a tecnologia no departamento de vendas
A tecnologia é um dos pilares essenciais para impulsionar a produtividade nas vendas. Sem ela, otimizar o tempo e os resultados se torna uma tarefa desafiadora.
Por essa razão, contar com um sistema de CRM eficiente é fundamental. Esse tipo de ferramenta proporciona aos SDRs e vendedores um controle completo sobre suas atividades de vendas.
A tecnologia também desempenha um papel crucial na qualificação dos contatos com os clientes, na organização e centralização das informações, além de acelerar as ações, tornando-as automáticas em determinadas situações.
Quando utilizada de maneira adequada, a tecnologia capacita a equipe, eliminando a necessidade de perder tempo preenchendo planilhas.
Isso evita desperdícios de tempo e permite que o foco esteja voltado para a prospecção e fechamento de vendas.
5. Tenha chat e sistema de CRM conectados
Para que a tecnologia tenha um impacto significativo, é fundamental contar com as ferramentas certas.
Nesse cenário, o CRM PipeRun e o Jivochat são essenciais para aumentar a produtividade nas vendas.
Integrar o Jivochat ao CRM PipeRun é uma tarefa simples. Melhorar a eficiência nas vendas não precisa ser um desafio complicado.
Essa integração é facilitada pelo PipeRun MAX, uma extensão do CRM PipeRun disponível no Google Chrome, que tem como objetivo acelerar o processo de vendas das empresas.
Com a integração do Jivochat, seu negócio se beneficia ao utilizar ambas as ferramentas simultaneamente.
Isso mesmo: Jivochat e CRM PipeRun podem ser acessados na mesma tela. Você pode atender seus clientes via Jivochat enquanto atualiza informações sobre oportunidades no CRM PipeRun.
Diga adeus ao copiar e colar e ao constante alternar entre abas do navegador. A produtividade em vendas se torna uma realidade ao conectar essas duas plataformas.
Por exemplo, com o PipeRun MAX, você pode:
- Criar e atualizar dados sobre contatos, clientes, empresas e oportunidades;
- Mover oportunidades entre as diferentes etapas de qualquer funil de vendas;
- Gerar tarefas específicas para cada oportunidade;
- Enviar propostas e contratos com apenas alguns cliques, entre outras funcionalidades.
Integrar o Jivochat ao CRM PipeRun permitirá que sua equipe eleve a produtividade em todas as etapas do processo de vendas.
E qual é o impacto disso? Aumento nas vendas, de maneira mais ágil e eficaz.
Que conteúdo bom passei quase uma hora lendo, aprendi muito obg
Parabéns ótimo artigo bem construído, agora sim vou aumenta minha produtividade obrigado
Eu que agradeço
finalmente um conteudo de qualidade!
melhor site recomendo
Fiquei muito feliz em procurar este site. Gostaria de agradecer pelo seu tempo para esta mavarilhosa aprendizagem!! Sem dúvida, estou gostando de cada pedacinho dele e o marquei para dar uma olhada nas novidades que você postar no blog.