Pular para o conteúdo
Início » Como fazer pamentos com o whatsApp

Como fazer pamentos com o whatsApp

Anúncio Fixo no Topo
Continua após a publicidade..

Para realizar pagamentos a estabelecimentos comerciais, os usuários precisarão cadastrar um método de pagamento no aplicativo. Será necessário criar um PIN ou utilizar algum tipo de reconhecimento biométrico, além de inserir dados pessoais e informações do cartão. Posteriormente, essas informações serão confirmadas por e-mail ou pelo aplicativo do banco.

Veja o passo a passo de como fazer pagamento de compra pelo WhatsApp:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp (ou WhatsApp Business) e acesse a opção “Pagamentos” no menu de configurações, localizado como “⋮” no Android ou em “Configurações” no iOS, e em seguida selecione “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business).
  2. Em seguida, clique em “Adicionar forma de pagamento” e crie um PIN de pagamento, que será utilizado para confirmar os pagamentos. Se compatível com o seu sistema operacional, você também pode configurar a sua impressão digital ou reconhecimento facial como métodos alternativos para autorizar os pagamentos.
  3. Insira seus dados pessoais (como nome completo, CPF, CEP) para verificação de identidade. Para adicionar um cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, insira as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou pelo aplicativo do banco. Após a verificação, você poderá utilizar o cartão para realizar pagamentos.
  4. Você poderá efetuar pagamentos a empresas que estejam habilitadas para receber transações via WhatsApp. Ao receber um pedido da empresa com os produtos escolhidos, toque em “Revisar e pagar” para conferir os detalhes da solicitação. Para efetuar o pagamento, toque em “Proceder ao pagamento”, escolha o seu método de pagamento, insira a senha e conclua a operação.

Como realizar uma venda e receber o pagamento pelo WhastApp?

Para receber pagamentos pelo aplicativo, as empresas precisarão vincular sua conta ao adquirente por meio da versão mais recente do WhatsApp Business. Nesse processo, elas selecionarão o parceiro com o qual desejam processar seus pagamentos. É importante ressaltar que, dependendo da credenciadora escolhida, pode levar alguns dias para que a conta seja liberada e esteja apta a receber pagamentos.

Veja o passo a passo do WhatsApp para o lojista:

  1. Abra o WhatsApp Business e acesse a página “Pedidos”, localizado como “⋮” no Android ou em “Configurações” no iOS, e em seguida selecione “Pedidos”.
  2. Em seguida, clique em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”. Vincule sua conta ao adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Se ainda não tiver uma conta com um adquirente compatível, será necessário criar uma primeiro.
  3. Para finalizar o processo de vinculação, insira o e-mail ou ID associado à sua conta no adquirente. Você receberá um código de confirmação nos métodos de contato associados à sua conta. Insira este código e revise/ confirme as informações (como nome da empresa, nome do proprietário, conta) associadas ao adquirente para concluir o processo de vinculação.
  4. É importante ressaltar que, dependendo do adquirente escolhido, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para aceitar pagamentos. Caso surjam problemas ao vincular sua conta, entre em contato com seu adquirente.
  5. Os clientes poderão enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Nesse sentido, você poderá criar um pedido com os itens do catálogo para que eles efetuem o pagamento.
  6. Por fim, será possível gerenciar todos os pedidos dos clientes e visualizar os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business. Além disso, será possível emitir reembolsos por meio do painel de controle do seu adquirente.

Qual é o limite para as transações de pagamento de compra pelo WhatsApp?

Os limites de transações podem variar de acordo com as políticas estabelecidas pelos emissores de cada cliente. No caso de transações entre pessoas, o usuário pode enviar até R$ 1 mil por transação, R$ 2,5 mil em um período de 24 horas e R$ 5 mil por mês.

Quais instituições vão participar do pagamento de compras pelo WhatsApp?

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • BTG Pactual
  • Caixa
  • Inter
  • Mercado Pago
  • Neon
  • Next
  • Nubank
  • Santander
  • Sicoob
  • Sicredi