Apesar de ser comum e popular o uso de chats online em lojas virtuais, não significa que essa ferramenta deva ser exclusiva desse ambiente. Ter um chat online em um blog também traz benefícios significativos, como melhorar a comunicação com os leitores e aumentar as conversões.
1. Aprofunda a relação com os seguidores
Oferecer um chat online em seu blog é uma forma eficaz de fortalecer o relacionamento com seus seguidores, mostrando disponibilidade para responder perguntas e esclarecer dúvidas. Ao melhorar a acessibilidade, há uma maior probabilidade de fidelizar sua audiência, mantendo-os engajados com o conteúdo do seu blog.
Além disso, você também pode utilizar o chat para responder dúvidas sobre os produtos que você promove em seu site, sejam eles próprios, patrocinados ou vinculados a programas de afiliados.
Ao se aproximar dos leitores por meio do chat online, torna-se mais simples convidá-los a compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Essa interação direta não só facilita o engajamento, mas também pode inspirar novas ideias para futuras publicações em seu blog. Consequentemente, você terá uma compreensão mais clara das necessidades de seus seguidores, o que pode gerar insights valiosos para artigos futuros.
2. Pode ser o diferencial entre seu blog e a concorrência
Muitos blogs não oferecem uma forma de contato tão direta, limitando-se principalmente a links para suas lojas virtuais, se tiverem uma. Portanto, a inclusão de um chat online em seu blog – independentemente de possuir uma loja online ou não – pode ser o elemento distintivo que o destaca dos demais na mesma área.
Outro ponto que torna a adoção dessa plataforma um diferencial é a rapidez no atendimento, superando tanto o e-mail quanto as redes sociais. Essa combinação de fatores pode impulsionar significativamente sua posição em relação à concorrência.
3. Meio de reunir dados dos visitantes
Além disso, o chat online pode fornecer informações como a localização do visitante e as páginas que estão sendo visualizadas em seu blog. Ao combinar esses dados com as ferramentas analíticas do chat – que podem ser integradas ao Google Analytics – torna-se fundamental a implementação desse recurso para acompanhar em tempo real as preferências dos visitantes e seguidores do seu blog.
Mais do que o contato direto mencionado anteriormente, o uso dessas ferramentas pode oferecer insights valiosos sobre as necessidades e interesses do seu público-alvo. Para os blogs, essa é uma das razões mais sólidas para adotar o chat online em sua plataforma.
4. Solicitar informações mais precisas sobre seguidores e visitantes
Implementar um chat online para fortalecer o relacionamento com os seguidores não só facilita o acesso deles a você, mas também possibilita coletar informações mais detalhadas do que as mencionadas anteriormente. Durante as interações no chat do blog, é viável solicitar o e-mail ou outras formas de contato dos seguidores, ampliando assim sua base de contatos para estratégias como o e-mail marketing.
5. Aumento nas conversões
Implementar um chat online no blog é eficaz para impulsionar as conversões, seja para aumentar inscrições de e-mails ou outros objetivos. Há diversos benefícios possíveis com essa ferramenta.
Dentre os diversos objetivos que podem ser alcançados, o chat online se destaca como uma ferramenta direta para atingi-los. Se a meta atual é aumentar o número de seguidores nas redes sociais, é possível solicitar ao visitante que siga sua página no Facebook ou outro perfil antes de encerrar o contato. Caso deseje promover um produto de um afiliado, mencione isso durante o atendimento, especialmente se o tema da conversa estiver relacionado ao produto em questão. Existem várias estratégias para impulsionar as conversões, incluindo o próximo item a ser abordado…
6. Aumente suas vendas!
Além das conversões mencionadas anteriormente, é importante ressaltar que um dos principais benefícios do chat online é o aumento nas vendas. Assim como ocorre no comércio eletrônico – especialmente se o seu blog possui uma loja online própria -, você pode orientar os visitantes, seguidores e clientes de forma direcionada. É viável fazer recomendações e aproveitar as interações para sugerir outros produtos disponíveis em sua loja virtual.